APRENDA A CURTIR UM TEMPO SÓ SEU

0
824

Manter-se ocupado e ter uma vida produtiva, plena de objetivos conquistados e projetos em andamento, é uma grande realização. Mas manter-se ocupado o tempo inteiro também pode ser uma espécie de esconderijo.

Nenhum encontro é mais doloroso e construtivo que o encontro com você mesmo. É dele que você está se escondendo quando abarrota a agenda do dia a dia com trivialidades e evita a solidão. Sem distrações ou tarefas para serem executadas, encontrar-se é a única coisa que resta a fazer e isso assusta a maioria das pessoas. Afinal, quando olhamos para o abismo, o abismo nos olha de volta – e quem sabe quais maldições ele pode lançar?

Entretanto, não deveria ser assim. Um momento em silêncio na sua própria companhia é um dos maiores tesouros ocultos nos minutos da sua vida. Quem sabe, talvez não lhe falte coragem, apenas método. Por isso, recomendo que você dedique pelo menos 10 minutos do seu dia em um lugar tranquilo, sozinho. Quando estiver pronto, aproveite esse momento de introspecção para:

  1. SUPERAR MEDOS ANTIGOS. A solitude é uma experiência de grande poder e autoafirmação. Quais fantasmas da sua infância insistem em assombrar sua vida adulta? Carências não resolvidas, inseguranças devido à superproteção, comportamentos antissociais, timidez excessiva, receio de julgamentos negativos por parte de terceiros ou de não se sentir aceito por um determinado grupo…? Reveja esses medos e busque a raiz deles. Saia da sua zona de conforto e confronte-se racionalmente. O ganho em termos de inteligência emocional e serenidade serão imensos.
  1. LIVRAR-SE DOS SENTIMENTOS DE CULPA. A culpa que insiste em lhe fustigar pode estar relacionada a um convite que você recusou, ou a um relacionamento terminado de modo intempestivo, ou uma discussão no trabalho onde você se comportou de modo injusto ou imaturo, ou algum arrependimento mais sério.

Gentilmente, reconheça que a culpa ficou no passado e trace um roteiro para colocar-se em dia com ela. Expresse perdão pelos seus erros, arrume o que for passível de correção e aceite o aprendizado do que não puder ser reparado. Não permita que a crítica da culpa lhe faça companhia. Reflita. E aja.

  1. MODULAR SUA MENTE. Pode soar egoísta reservar um tempo só para si. As tarefas a serem feitas parecem reclamar da procrastinação e você pode achar que estaria fazendo coisa melhor devotando sua atenção a outras atividades mais urgentes.

Todavia, a introspecção é capaz de amplificar sua mente. E, quando você se torna maior, mais de você será possível entregar às pessoas que tocam seu coração. Honrando a necessidade de um tempo quieto, você está optando por um investimento inteligente em si mesmo, repondo energias, nutrindo sua força de vontade e restaurando a harmonia que será útil nos desafios por vir.

Entenda a solidão e o silêncio como ferramentas de recarga. Ambos atuam formatando seu raciocínio, livrando-o dos medos, das culpas e das turbulências internas sem sentido, permitindo que você se torne mais capaz de cuidar do que ama e ser a diferença na vida de todos – inclusive na sua.

Quer saber mais sobre o assunto? leia “INTELIGÊNCIA – UMA VIAGEM PELA CARACTERÍSTICA MAIS INCRÍVEL DO COSMO”.

Adquira seu exemplar autografado com frete grátis para tudo Brasil através do Whats abaixo ou clicando aqui

Deixe uma resposta