Perfil no Twitter @AlessandroLoio2
_____
Ao contrário do que ocorre com as células do intestino, da pele, do sangue e de várias partes do corpo, sempre se pensou que os neurônios – as unidades básicas do cérebro e da Inteligência – não fossem renováveis. Por muito tempo, a ciência afirmou que nascemos com um elenco fixo de neurônios e vamos perdendo alguns deles ao longo da vida, sem chance de recuperar qualquer estrago.
Todavia, estudos realizados a partir da década de 1980 mostraram que nossos cérebros são capazes de produzir neurônios novos mesmo na idade adulta – um processo denominado neurogênese.
O fenômeno da neurogênese tem atraído enorme atenção da comunidade científica, prometendo oferecer a cura para doenças como Alzheimer, Parkinson e sequelas de danos cerebrais.
Até aqui, sabemos o processo é regulado por substâncias produzidas nos vasos sanguíneos, sendo estimulado por atividades físicas (principalmente corrida), pelo aprendizado de novas habilidades e pela exposição a ambientes que aguçam a criatividade.
As pesquisas ainda estão engatinhando, mas algumas conclusões são óbvias: podemos, sim, incentivar naturalmente a produção neurônios novos em folha! Até que ponto a neurogênese será capaz de repovoar seu cérebro, ainda é um mistério, mas o investimento em alguns bons hábitos de vida certamente vale à pena.
Por isso, leia, malhe, aprenda a tocar um instrumento musical, viaje, faça cursos e interaja com interesse com as pessoas no seu dia a dia. Seu cérebro e sua inteligência certamente irão se beneficiar.
_____________
Referência: Fuchs E, Flügge G. Adult Neuroplasticity: More Than 40 Years of Research. Neural Plast. 2014; 2014: 541870.
Quer saber mais sobre o assunto? leia “INTELIGÊNCIA – UMA VIAGEM PELA CARACTERÍSTICA MAIS INCRÍVEL DO COSMO”.
Adquira seu exemplar autografado com frete grátis para tudo Brasil através do Whats abaixo ou clicando aqui
Parabéns amigo, vou adiquirir o livro, inteligência é sensacional.