DETERMINANDO-SE A MUDAR

0
536
Gym fitness workout: Man ready to exercise with kettle bell

Vamos dizer que você venha se prometendo começar a malhar há algum tempo. Ou perder peso. Ou escrever um livro. Qualquer coisa. De repente, você lê ou ouve algo que dispara um gatilho interno: “agora é a hora!”. Você está determinado. Você vai fazer acontecer. A sensação é indescritível, não?

A pergunta é: isso é só fogo de palha ou você irá converter esta determinação em uma mudança duradoura?  Se for para durar, como fazer isso?

O sentimento de determinação é maravilhoso, mas pode ser efêmero, ele costuma durar apenas alguns poucos dias – a menos que você crie um ambiente favorável para que ele permaneça por perto. Felizmente, isso pode ser feito! E vou lhe contar como:

1 – ASSUMA UM COMPROMISSO. É fácil dizer para si mesmo: “Agora vai!”, e então fazer corpo mole e desistir quando as coisas apertam ou porque você está estressado ou cansado ou sem tempo ou chovendo ou etc. Não recue! Assuma o compromisso. Por exemplo: fale com um amigo que você irá perder 5 kg até o final do mês encare isso como um desafio para provar a ele que você não é mais um bundão sem força de vontade.

2 – ESTABELEÇA UMA ROTINA. Ter entusiasmo é excelente, mas o que irá acontecer quando esse entusiasmo esmorecer? Eu lhe digo: a mudança descerá pelo ralo abaixo. A única maneira de tornar a mudança um processo contínuo é criar uma rotina diária. Por exemplo: se você quer exercitar-se, pratique 10 minutos por dia, todo santo dia, sempre no mesmo horário. Se a intenção é escrever um livro, comprometa-se a escrever 3 páginas por dia, seguindo o mesmo esquema. Pouco a pouco, aumente os períodos de atividade.

3 – CRIE LEMBRENTES INESQUECÍVEIS. O que acontece se você esquecer? Isso é bastante comum quando você começa a desenvolver um novo hábito. Para evitar o risco, anote o  compromisso na sua agenda, configure um alarme no celular, cole um lembrete na porta da geladeira, tatue palavras na sua testa. Durante algum tempo, transforme esse hábito na coisa mais importante da sua vida.

4 – DIVIDA A RESPONSABILIDADE. Conte para alguém sobre seu progresso, dia sim, dia não. Se tiver um grupo de amigos na mesma pegada, crie um grupo no Whats onde cada um deve contar o que fez, quantos quilômetros pedalou, quantos quilos perdeu, etc. Isso cria uma percepção de que você não está desistindo, mas avançando.

5 – PROGRAME UM EVENTO. Este é um dos truques que mais funcionam! Por exemplo: se você quer manter uma rotina de exercícios e ganhar condicionamento físico, inscreva-se em uma corrida de 5K para daqui a 60 dias, digamos. Este será o intervalo de tempo que você terá para se preparar e não fazer feio – ninguém quer sair carregado de maca ou ser embaraçosamente resgatado por uma equipe do SAMU no meio de um monte de curiosos, certo? Tendo um evento futuro na agenda, você terá mais compromisso com seu cronograma.

6 – CURTA CADA ETAPA. Desenvolver um novo hábito pode ser trabalhoso, mas também pode ser bem divertido. Tudo depende de como você irá encarar o desafio. Portanto, veja cada etapa do seu progresso como uma celebração do seu esforço, um brinde da sua paixão pela vida, e não como um sacrifício para alcançar uma meta distante. Sua vitória está no agora, em fazer, não em alguma recompensa escondida no futuro incerto. Cada página do seu livro é um evento fantástico! Cada dia de malhação é um passo adiante. Sorria e curta cada pedaço! Você merece, campeão.

Deixe uma resposta