O PESO DA OPINIÃO

0
811

Se por acaso existem mandamentos sobre o quê constitui um Homem, um desses mandamentos certamente afirma o seguinte:

Um Homem tem opinião.

Sim, um Homem SEMPRE tem uma opinião. É sua obrigação tê-la, ainda que ela seja: “Não tenho uma opinião formada sobre isso neste momento”.

Quando um determinado assunto lhe é desconhecido, você pode responder como citado acima desde que, na sequência, vá fuçar sobre o tópico discutido. Forme SUA opinião sobre aquilo. Você tem um smartphone, Google, Wikipedia, um cérebro… ponha isso tudo para funcionar. Há de brotar algo daí.

O importante é que TODOS os seus juízos sejam embasados em pesquisas de fato, NUNCA em “ouvir dizer”. Construa suas considerações como se estivesse construindo castelos – pois é exatamente isso que cada opinião sua é.

Cada opinião sua é uma janela que mostra de quantos tijolos e pedras seu castelo foi feito por dentro. E você não pode se dar ao luxo de ser um vácuo de nadas.

Em geral, motivo para “não dizer” é porque você não fez o dever de casa e está com medo. Desculpe, mas é isso mesmo: você foi fraco, não teve disciplina para praticar o hábito da leitura, e agora está aí tremendo de medo para manifestar essas opiniões bestas e fragilmente elaboradas que você envergonhadamente carrega.

Você tem medo do que os outros irão pensar, medo das consequências, medo de que seu comportamento seja repreendido. Mas as coisas não precisam ser assim. Você não precisa cair nessa armadilha. E a saída é muito simples:

Estude!

Estude muito, leia sobre assuntos variados e lapide seu conhecimento. E, na próxima vez que aparecer a oportunidade de dizer algo que não viola a lei ou causa danos em outras pessoas ou patrimônio, reflita sobre sua opinião embasada, mande o medo ir tomar no meio do centro do intestino grosso, e diga o que pensa em alto e bom som.

Deixe uma resposta