O SUCESSO E O PENSAMENTO

0
566

Para uma pessoa em busca de sucesso, talvez nada seja mais difícil de entender e aceitar que ela deveria adquirir o hábito de cultivar as ideias corretas.  “Mas isso é ridículo!”, essas pessoas dizem. Elas querem algo mais tangível, mais visível e prático – e, além disso, acreditam que já estão cultivando os pensamentos corretos e necessários.

Como Ralph Waldo Emerson escreveu, “pensar é uma das tarefas mais difíceis do mundo”. Pensar construtivamente, além de ser difícil, também requer consistência e disciplina, e é por isso que tantas pessoas tentam escapar desta tarefa. Elas querem sucesso, felicidade, reconhecimento e prosperidade, mas recusam-se a pagar o preço pelo qual essas qualidades são vendidas.

Observe aqueles amigos ou conhecidos que considera afortunados.  Você perceberá que eles, invariavelmente, desembolsaram algo para alcançar o que quer que tenham conquistado.

O músico bem-sucedido, por exemplo, passou longas horas cansativas praticando seu ofício, durante vários anos, até que sua alma inteira fosse preenchida com notas e melodias e ele estivesse pronto para apresentar ao mundo sua maestria.

O pintor bem-sucedido estudou exaustivamente as tintas, as cores, os efeitos de luz e sombras, a anatomia do mundo e a composição dos tecidos para telas, e aprimorou suas misturas durante anos até que finalmente sua arte atingisse um patamar digno de admiração.  O mesmo pode ser dito com relação a um arquiteto, um engenheiro, um médico, um advogado, um carpinteiro, um fotógrafo, um escultor ou um empresário próspero, por exemplo.

Nunca houve um acidente: todas as carreiras de sucesso foram conquistadas através da aplicação persistente de hábitos individuais. E sucesso não é fama, não é tornar-se uma celebridade: sucesso deve ser abordado como um conceito amplo que envolve equilíbrio, temperança, sabedoria e honra. Se você considera sucesso algo diferente disso, recomendo que reveja seus conceitos e valores de vida.

COLEÇÕES DE HÁBITOS

Cada um de nós é nada além de uma coleção de hábitos. Para mudar sua vida você deve, antes de qualquer coisa, mudar seus hábitos. Isso não tem a ver com seus hábitos para alimentar, andar, vestir, dirigir ou trabalhar, mas com seus hábitos de Pensar. Para trilhar um caminho de sucesso, seus Pensamentos devem ser remodelados – e suas atitudes automaticamente acompanharão o processo.

Uma das principais metas do seu Pensamento deve ser o desenvolvimento de uma qualidade familiar a muitas pessoas, mas conhecida apenas por umas poucas: a Harmonia.

A Harmonia é um estado que só pode vir de dentro. Ela não pode ser imposta a você: ela deve ser desenvolvida e colocada à prova contra as vicissitudes e as cicatrizes emocionais do passado, a natureza inóspita do ambiente presente e as expectativas do futuro. Garanta a Harmonia de sua mente primeiro. Onde existe Harmonia, não há amargor, tristeza, recriminação, reclamação ou ressentimento – nem mesmo raiva -, mas uma Razão tranquila, influente, inspiradora e fértil.

Diariamente, encontramos exemplos de pessoas que vivem estressadas, cheias de dívidas e sempre esperando que a felicidade venha bater à porta. Elas trapaceiam a si mesmas de várias pequenas maneiras: queixam-se de qualquer infortúnio ou violação de suas vontades; são indolentes e nada honestas consigo – e, surpreendentemente, continuam se questionando por que não alcançam o “sucesso”. Elas sentem e dizem que o problema é que a vida é dura demais. Elas querem usufruir Harmonia, mas desejam recebê-la de graça, como um mero golpe do acaso e sem qualquer esforço.

Ocasionalmente, algumas pessoas acreditam que ouvir, assistir, consultar e memorizar os melhores gurus lhe dará as respostas que precisam. Mas consomem livros de auto-ajuda, frequentam aulas e workshops-relâmpago de autodesenvolvimento, pagam coaches caríssimos, e não conseguem melhorar. Elas não entendem que, ao se esforçarem para evitar o que está errado, estavam se concentrando nos maus hábitos e não nos melhores hábitos. Deveriam parar tudo, ficar sozinhas e em silêncio, e encontrar a Harmonia em seus espíritos.

“Mas o que eu posso estudar que irá me ajudar nisso?”, você perguntará. Simples: estude Harmonia. Coma Harmonia. Beba Harmonia. Respire, raciocine, rumine, cante e assovie Harmonia. Preencha sua mente com este conceito assim que acordar, antes mesmo de colocar seus pés para fora da cama. E acima de tudo: demonstre Harmonia em cada ação.

Quando começar a fazer isso, as pessoas comentarão que seu progresso foi incrível. Que suas habilidades se tornaram fenomenais. Que seu sorriso se tornou iluminado. E dirão que você teve sorte. Mas nunca imaginarão as horas, os dias e as semanas que você devotou cultivando o hábito da Harmonia – e que agora está desfrutando os louros deste esforço.

É a falta de Harmonia que mais rapidamente – e seguramente – conduz aos problemas e ao insucesso. E ninguém – além de você mesmo – tem o poder de perturbar ou retirar a Harmonia de sua consciência.

Por exemplo: pense em uma bola com um guizo dentro. Eu a pego e chacoalho. Um tilintar sai de seu interior. “O que causou isso?”, eu lhe pergunto. “Ora, você sacudiu a bola com um guizo dentro, o que queria?”, você dirá. “Sim, mas se eu preenchesse a bola com areia, será que o guizo teria produzido algum ruído?”. A sacolejada foi apenas um meio para determinar o que havia dentro da bola.

Suas experiências diárias irão testar se sua filosofia é boa ou apenas uma imitação sofrível disso. Se você realmente possuir Harmonia, nenhum tranco, pessoa, condição, crítica, decepção, ambiente ou medo será capaz de causar desordem ou desassossego em sua mente.

A única coisa necessária para produzir uma consciência de Harmonia é a prática consistente dos Pensamentos que levam a ela. Toda noite, relaxe na sua cama e concentre-se nesta ideia: “Eu estou em Harmonia”, enquanto respira com calma e ritmo. Repita o processo pela manhã e várias vezes ao longo do dia. Transforme esta prática em uma rotina – e esta rotina, em uma regra para a vida toda.

Desista da autopiedade e da vitimização. O verdadeiro sucesso não está em mais dinheiro, mais posses, mais viagens, mais títulos, mais relacionamentos ou mais coisas. O verdadeiro sucesso está na Harmonia. Levante-se agora e vá construir a sua.

 

Deixe uma resposta