VOCÊ É ANSIOSO?

0
382

Diferentemente de outros animais, nossa ansiedade não é provocada principalmente pelo medo de agressão física ou ataque. Nenhum dente de sabre está escondido debaixo da sua cama. E nenhuma tribo inimiga está espreitando no hall do elevador. Então por que existem pessoas ansiosas?

A resposta pode estar nos tipos de relacionamentos que desenvolvemos*. Seres humanos têm necessidade de parecer atraentes para os outros – seja para fazer amizades, descolar um emprego ou mesmo conseguir sexo.

Evoluímos com essa urgência em competir por uma boa impressão. Sentir-se deslocado do contexto social pode ter consequências desastrosas no controle de recursos e oportunidades. Então a ansiedade, como a vergonha, surge como uma adaptação capaz de colocar-nos “de volta nos trilhos”.

Nem toda ansiedade se origina de uma disfunção social, mas fique atento: uma parcela considerável dela tem origem aí, sim. Por aceitação do grupo – ou por sentir-se hostilizado por ele -, você pode desenvolver mecanismos de defesa como raiva, subserviência, isolamento ou cinismo excessivo.

A saída? Selecione seus círculos de amizade, reveja suas expectativas e aceite o mundo como ele é. E, acima de tudo, em hipótese alguma se deixe dominar pela ansiedade. Isso não é coisa de Homem, brother.

_____

*Fonte: Gilbert P. Evolution and social anxiety. The role of attraction, social competition, and social hierarchies. Psychiatr Clin North Am. 2001 Dec;24(4):723-51.

Deixe uma resposta