8 DEGRAUS PARA O SUCESSO

0
259

Você tem objetivos magníficos de longo prazo que deseja atingir? Sente-se sempre um passo atrás das metas de sua agenda? Tem medo de não possuir a garra necessária para alcançar o sucesso que deseja?

A prosperidade não é um palácio reservado apenas para alguns poucos escolhidos. A verdade é que triunfos imensos ocorrem com pessoas comuns que aprenderam a fazer boas escolhas disciplinadamente: o segredo todo está no modo como elas fazem estas escolhas.

Quando você observa alguém que está usufruindo de resultados brilhantes, frequentemente essa pessoa vive uma filosofia bem específica de vida – que pode ser resumida em 8 frases bem simples:

  1. NÃO DESISTA!

Steve Jobs uma vez disse: “Se você olhar bem de perto, a maioria dos casos de sucesso da noite para o dia levou um bocado de tempo”.

Em seu livro Grit: The Power of Passion and Perseverance, a pesquisadora Angela Duckworth descreve que perseverança e paixão pelos seus objetivos de longo prazo são os maiores preditores de sucesso. É mais provável que você desista por ter perdido o foco que por ter dado de cara com algum obstáculo intransponível. É preciso ter pegada para vencer.

O que você conseguiria conquistar se simplesmente parasse de se render?

  1. TENHA CONSISTÊNCIA.

Em seus livros e palestras, o autor motivacional Bryan Tracy resume bem o caminho para o lugar mais alto do pódio: “As pessoas bem sucedidas são aquelas que possuem hábitos de sucesso”.

Quando você está perseguindo um objetivo importante, podem ser necessários meses ou anos para chegar lá. Seu maior inimigo será a complacência – permitir-se avançar pelos dias sem que isso se traduza em qualquer avanço na direção de seu sonho.

Programa-se para que cada dia seja um passo adiante. Fomente hábitos produtivos: ao invés de ficar se lamentando pelo tamanho da empreitada, aproveite cada minuto para ir adicionando mais um tijolo à sua construção.

Em um ano, uma pessoa que trabalha 15 minutos por dia em seu propósito terá investido duas vezes mais tempo que alguém que passa 1h por semana lamuriando sua má sorte.

Grandes árvores também nascem de pequenas sementes.

  1. O INSUCESSO FAZ PARTE DO JOGO.

O velho buldogue inglês Winston Churchill profetizou há décadas: “Sucesso é a capacidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”.

Fomos criados com este mito de que algumas pessoas estão destinadas ao sucesso, enquanto outras estão fadadas à miséria. Isso é uma bobagem. Todos nós nascemos marcados para o fracasso. São as pessoas que aprendem como vencer a despeito do fracasso que desfrutam de sucesso.

James Dyson é um designer industrial britânico fundador da empresa Dyson. Ele é mais conhecido como o inventor do aspirador Dual Cyclone, que trabalha com o princípio de separação ciclônica. Seu patrimônio líquido em 2011 foi estimado em 1,45 bilhão de libras esterlinas.

Quando Dyson estava desenvolvendo o sistema de seu aspirador, os primeiros 5.126 protótipos foram um fiasco estrondoso. Nenhum deles produziu os resultados que James queria, mas ele agregou aprendizados a partir de cada experimento, e, na tentativa número 5.127, ele finalmente conseguiu desenvolver o mecanismo do modo como imaginava.

Pessoas de sucesso fracassam mais por que elas tentam e tentam e tentam – o quanto for necessário. Você tem disposição para fazer o mesmo?

  1. O ORGULHO É UM OBSTÁCULO PARA O CRESCIMENTO.

No início da década de 80, Mark Cuban se mudou para Dallas, no Texas, e começou a trabalhar como barman e, em seguida, foi para a Your Business Software, um dos primeiros varejistas em Dallas. Ele foi demitido menos de um ano depois, mas usou a oportunidade para abrir a própria empresa, MicroSolutions. A Microsolutions cresceu, ganhou mercado, e foi vendida para CompuServe por 6 milhões de dólares.

Aproveitando a grana da venda, Cuban se voltou para suas paixões: basquete e webcasting. Com um amigo de faculdade, Todd Wagner, abriu a Audionet, que foi adquirida pelo Yahoo por $5.7 bilhões durante a bolha da internet. Também virou sócio majoritário do Dallas Mavericks por $285 milhões. Antes de Cuban, o Mavericks ganhava cerca de 40% de suas partidas. Dez anos depois da compra, o time passou a sair vitorioso em 69% das vezes.

“Não interessa quantas vezes você falhe: é preciso acertas apenas uma única vez e então todo mundo irá dizer que você teve um sucesso instantâneo”, afirma Mark Cuban.

Os maiores inventores, inovadores, escritores, cientistas, artistas e empresários do mundo trilharam um caminho bem parecido: todos eles foram considerados pessoas relativamente estúpidas até serem considerados incrivelmente inteligentes.

Se quer percorrer o caminho do sucesso, seja estúpido: tente, aprenda, arrisque, aventure-se, explore, aprenda. O fracasso é o preço do ingresso para se tornar um mestre do seu destino. Não tenha medo deste bilhete.

  1. NADA DE SE APEGAR A LIMITES IMAGINÁRIOS.

De acordo com a ciência da eficácia, acreditar que você é capaz de atingir um objetivo é 50% do caminho para chegar lá.

Todos temos pontos fortes e fracos. E os pontos fracos não irão desaparecer em um passe de mágica: eles são limites auto-sabotadores que você construiu. É preciso que você vá até lá e os force para frente periodicamente. Um belo dia, verá que não estão mais onde você os deixou no dia anterior. Empurre suas fronteiras e elas andarão.

  1. SEJA O DONO DOS SEUS PRÓPRIOS RESULTADOS.

Para o famoso psicólogo norte-americano Albert Ellis, os melhores anos da sua vida são aqueles quando você finalmente decide que seus problemas não são da sua mãe, do governo, do sistema ou da configuração dos planetas: seus problemas são seus problemas. Quando você entende isso, passa a ser o dono efetivo do seu destino.

Se você se sente aprisionado pelos fardos da vida, pare de esperar que alguém venha resgatar você dali e comece a planejar sua própria solução.

Não fique aguardando apoio: vá atrás dele! Não fique pedindo por mais talentos: cultive-os! Não ore por um golpe da sorte: prepare-se para capitalizar cada oportunidade que aparecer na sua frente!

Nós controlamos tudo? Evidentemente que não! Mas quanto do que lhe acontece está sob seu controle? Em termos matemáticos, posso lhe garantir: menos do que você gostaria e muito mais do que você pensa.

  1. FAÇA O QUE AMA.

“O Sucesso é a chave para a Satisfação – e a Satisfação é a chave para o sucesso”, afirmou o bem-sucedido empresário e ex-candidato à presidência dos EUA, Herman Cain.

No começo da década de 1990, quando Ted Dekker decidiu seguir a carreira de escritor, ele imaginava que a empreitada seria difícil – mas não tão difícil… Os primeiros 5 livros que Dekker escreveu foram recusados por várias editoras. Foram precisos 2 anos para que seu primeiro livro fosse finalmente publicado. Até aqui, Dekker já escreveu 30 romances de mistério e fantasia – que venderam, ao todo, mais de 10 milhões de cópias!

Nas entrevistas em que era convidado, sempre que perguntado “por que insistiu tanto nisso?”, Dekker costumava responder: “porque escrever traz lucidez para minha vida”.

Nenhum trabalho é 100% divertido. Para perseverar ao longo das frustrações e dos anos de vacas magras, você deverá encontrar Sentido e Propósito no que faz – e isso vai muito além de simplesmente fazer algo por dinheiro.

  1. VIVA COM OUSADIA.

Há um aforismo de Hellen Keller que diz: “A Vida é uma aventura ousada ou nada!”. Ao longo de sua vida, Hellen tornou-se uma escritora e palestrante de enorme sucesso. Seu aniversário (27 de Junho) se tornou uma data comemorativa no estado da Pensilvânia (EUA). Nada mal para quem nasceu surda e cega em 1880.

A vida é curta. A busca por estabilidade é uma estupidez. Enfrente seus medos, arrisque-se com inteligência, tenha coragem! Ouse ser a pessoa que você nasceu para ser.

Deixe uma resposta