A ENGENHOSIDADE DO INTERVALO

0
525

Existe uma história de um executivo que costumava ser procurado com frequência por pessoas pedindo doações – que ele odiava dar. Para não parecer mais grosseiro que o habitual e tentar manter uma imagem de bom moço, ele empregava uma estratégia bem simples: ele pedia um tempo. “Diga para fulano voltar na próxima quarta”. E fazia o mesmo com funcionários que pediam aumentos, folgas ou promoções. Dizia sempre para voltar mais tarde, no dia seguinte, na semana seguinte ou no mês seguinte.

Tudo bem, ele poderia simplesmente dizer “Não”. Isso seria mais honesto e direto, mas o fato é que pedir um tempo funciona. A imensa maioria das pessoas desiste depois de um tempo e não volta.

Esta pode ser uma ferramenta realmente eficaz quando você quer mudar um hábito. Por exemplo: quando sentir aquela urgência para conferir a todo minuto seu e-mail ou sua rede social, diga para si mesmo: “Ok, vou fazer isso daqui 1 hora”, e então retorne ao seu trabalho. Provavelmente, a urgência irá perder força. Quando ela voltar, basta repetir o processo. Dando um tempo, você vai ganhando tempo – e produtividade.

Outro exemplo: quando você se deparar com algo que quer comprar – seja em uma loja física ou online -, diga: “Beleza, volto aqui amanhã e fecho a compra”. Quando “amanhã” chegar, o ímpeto terá diminuído. Se não tiver diminuído, e o sexto sentido avisar que suas finanças não estão prontas para aquele gasto, tudo que você tem de fazer é pedir mais um tempo,

Essa técnica de “procastinação do bem” pode ser utilizada para controlar seu apetite, evitar lanches fora de hora, manter o foco (“depois eu assisto o vídeo no Youtube” ou “mais tarde eu ligo o videogame e passo de fase”) e dominar a vontade de criticar o tempo todo (“Não concordo com o que tal pessoa está falando, mas vou conversar com ela sobre isso na próxima semana”).

É óbvio que você NÃO deve deixar para depois aquilo que realmente importa. Criar, construir algo, oferecer apoio, distribuir elogios e agradecer os pequenos presentes que a vida lhe dá são coisas que dão sentido à vida e devem ser realizadas sem atraso.

Aprender a dar um tempo é uma arte. Tenha sabedoria e utilize-a a seu favor.

Deixe uma resposta