CONQUISTANTO INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA

0
869

Independência e Autonomia sempre fizeram parte do código universal da Masculinidade. A dependência – em qualquer forma – é uma escravidão. Um Homem deve ser capaz de colocar-se de pé sozinho e fazer suas próprias escolhas. Ele é o capitão do navio de sua vida e senhor das suas opiniões.

A Independência se manifesta de várias formas. Primeiro, existe a Independência Econômica. Fuja de dívidas, não parcele nada: compre tudo à vista. Se estiver ganhando melhor, não aumente seu padrão de vida. Viva de modo frugal. A prosperidade está na simplicidade, não na ostentação.

Segundo, tenha Independência das Circunstâncias. Aprenda as habilidades básicas que permitirão você depender cada vez menos do governo e de assistencialismos similares. Tenha domínio do seu orçamento e poupe dinheiro, sistematicamente.

Terceiro, busque autonomia no seu trabalho. Isso não significa que você deva ser um empreendedor revolucionário, ainda que esta seja uma maneira excelente de adquirir autonomia. Se você tem um trabalho convencional das 8 às 18h, procure escolher atividades ou empregos que lhe permitam controle maior sobre suas ações. Isso lhe trará mais satisfação e crescimento.

Finalmente, tenha Independência Emocional. Você precisa de álcool ou alguma outra droga para se sentir bem? Você consegue ficar 10 minutos, uma hora, um dia inteiro, sem checar seu telefone? Consegue passar uma semana ou um mês sem assistir pornô? Você vive em busca de validação feminina? Se preocupa com quantas curtidas irá ganhar por uma foto no Instagram ou um post no Facebook? Não crie dependência das opiniões de terceiros: desenvolva a suas próprias convicções e valores.

É extremamente importante compreender que a autossuficiência absoluta não é possível, tampouco desejável. Nenhum homem é uma ilha. O segredo está no equilíbrio.

Tornar-se um Homem significa buscar independência e autonomia onde e sempre que você puder, mas não significa que você deva se esconder em uma caverna e cortar todo contato com o mundo exterior.

Pronto pra agir? Então comece a construir sua autonomia através de 7 passos práticos:

1 – Elimine suas dívidas.

2 – Torne-se um autodidata: leia no mínimo 1 bom livro por mês.

3 – Inicie um negócio seu ou tenha uma atividade remunerada paralela ao seu emprego atual.

4 – More sozinho. Se você já faz isso, desenvolva uma rotina para os afazeres domésticos, mantendo sua casa sempre limpa e arrumada.

5 – Solicite ao seu chefe maior liberdade para realizar suas tarefas no trabalho.

6 – Faça um jejum de tecnologia: passe um fim de semana sem celular, internet ou TV.

7 – Aprenda técnicas de sobrevivência e de primeiros socorros.

Deixe uma resposta