CONSUMIR SOJA PREJUDICA SUA TESTOSTERONA?

2
1306

A soja é um desses alimentos que provocam debates cheios de mistérios. Por ser rica em elementos chamados Isoflavonas, acredita-se que ela possa ter efeitos ambivalentes no organismo – especialmente entre os homens.

Alguns especialistas defendem que a isoflavona é capaz de produzir efeitos similares ao estrogênio e poderia, em tese, reduzir a quantidade de Testosterona no corpo.

Duas amplas revisões sistemáticas da literatura elucidaram de uma vez por todas esse dilema. A primeira avaliou 15 estudos placebo-controlados envolvendo homens que consumiam quantidades significativas de soja (até 50g/dia) e que tiveram seus níveis de testosterona aferidos ao longo de algum tempo. Para ampliar a certeza das evidências, outros 32 relatos de grupos tratados com soja e derivados foram adicionados à revisão. Os pesquisadores concluíram que nenhum alimento à base de soja, tampouco suplementos de isoflavona, são capazes de alterar significativamente os níveis de testosterona nos homens.

A segunda cruzou dados de 9 meta-análises em busca de potenciais efeitos feminilizantes da soja sobre o organismo masculino. Não foram encontradas evidências de que a soja afete a fertilidade, a potência da ereção ou os níveis circulantes de testosterona.

Resumo da ópera: essa ideia de que soja é anti-masculinizante, que diminui seus hormônios masculinos etc e tal, é apenas um boato que, de tanto ser repetido e repetido, ganhou status de verdade. Ao contrário da crença popular, o consumo de soja é seguro e não irá nocautear sua testosterona.

 

 

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta