OS 10 ERROS MAIS COMUNS QUE AS MULHERES COMETEM EM UM RELACIONAMENTO

0
1914

Ora essa, um artigo voltado para mulheres em um site ligado a temas de masculinidade? Sim, lógico! Como não? Afinal, nas palavras de Sun Tzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

Isto posto, lhe digo que, assim como existem receitas de bolo, receitas para ganhar músculos e receitas para emagrecer, existem receitas para bagunçar um relacionamento. Tanto é que as causas da maioria dos términos conseguem ser agrupadas em mais ou menos meia dúzia de categorias – que podem ou não ocorrer em sobreposição.

Somos uma espécie perita em encontrar padrões em tudo. Alguns padrões são imaginários, mas outros são grandes insights que permitem aprendizado e crescimento. Antes que você me acuse de colocar toda a culpa dos “padrões de término” sobre as mulheres, entenda que os Homens também possuem seus modos particulares de ferrar seus próprios relacionamentos – são os Padrões Masculinos de Auto-Sabotagem. Felizmente, em ambos os casos, tomar ciência desses padrões é o primeiro passo para evitar o prolongamento de atritos desnecessários, assumindo as condutas capazes de corrigir o rumo.

Mas quais seriam os Padrões Femininos de Auto-Sabotagem? Vamos a um inventário didático dos 10 erros mais comuns que uma mulher comete quando entra em um relacionamento com um Homem:

  1. ELA ESQUECE O VALOR QUE ELA TEM. Ela pode se sentir atraída por caras malandros que a tratam como uma embalagem descartável, ou deseja sempre alguém que está comprometido, ou tem medo de dizer o que sente ou pedir o que deseja, ou aceita calada que ele seja um imbecil frio e desleal. Em todas essas situações, o problema é o mesmo: ela não sabe o valor que ela tem. Uma mulher recebe de seu Homem o valor que ela mesma expressa. Se ela não se valoriza, não espere que ele milagrosamente decida fazer isso.
  1. ELA CONFIA DEMAIS NA SUA PRÓPRIA “ENERGIA MASCULINA”. Muitas mulheres bem sucedidas tem uma dificuldade enorme para atrair ou manter um Homem de qualidade ao seu lado. Ironicamente, seu sucesso quase sempre resulta do fato de que, bem lá dentro, essa mulher tem uma dúvida enorme sobre seu valor (você está percebendo um padrão nisso?). A vulnerabilidade interna é super-compensada por meio de mecanismos que, em retorno, lhe trazem grande reconhecimento profissional. Ela tende a ser super-dedicada, super-disciplinada, super-focada em seu trabalho – mas estas são apenas super-técnicas de contrapeso. Ao mesmo tempo em que esse empenho “macho” em vencer no mercado lhe oferece segurança financeira, ele a afasta de sua energia feminina. Ao procurar uma Mulher para si, um Homem está em busca dessa específica energia feminina (que ele não tem), não uma máquina de solda (que ele pode comprar em qualquer loja).
  1. ELA BASICAMENTE NÃO ENTENDE OS HOMENS. Mulheres que entendem como os homens funcionam e apreciam os dons masculinos que eles oferecem sabem como beijar um sapo e transformá-lo em um lorde cavalheiro e atencioso. Em contrapartida, mulheres frustradas ou que insistem em carregar cicatrizes demais são capazes de beijar um lorde cavalheiro e atencioso e transformá-lo em um sapo. O fato é que, quando comparadas aos homens, as mulheres possuem um universo emocional bem mais complexo e melindroso. Homens de verdade nascem programados para servir, eles querem ser práticos e úteis, são uma força em busca de uma incumbência. Entender um Homem é entender que você pode deixá-lo louco por você, leal, interessado, apaixonado e disposto a mover montanhas apenas para tratá-la como uma rainha – desde que, é claro, esteja disposta a fazer o que for necessário para tanto.
  1. ELA TENTA MUDÁ-LO AO INVÉS DE ACEITÁ-LO COMO ELE É. Nada é mais broxante para um homem que iniciar um relacionamento com uma mulher que ele admira e sentir-se imediatamente transformado no “projeto mais recente que ela quer ajeitar”. Talvez ela comece a criticar o modo como ele se veste, ou insulte sua postura, desrespeite suas ideias, ridicularize sua aparência ou faça pouco caso da maneira dele demonstrar afeto, não importa. Mulheres têm essa substância nutriz, essa índole tutelar bacana, mas, sinceramente, algumas condutas de normatização e gerenciamento terminam não funcionando muito bem para a outra parte. No melhor dos cenários, sugestões não solicitadas não serão bem vidas. No pior dos cenários, sugestões não solicitadas serão consideradas insultos emasculadores. Qualquer pessoa quer ser vista, ouvida e apreciada pelo que é. Se você acha que precisa mudá-lo por meio de suas queixas, sátiras, zombarias, provocações ou “dicas não solicitadas”, deixe-me lhe perguntar uma coisa: como você se sentiria se ele agisse assim com você?
  1. ELA NÃO VALORIZA O QUE ELE FAZ PARA ELA. No outro extremo da mulher que não sabe o próprio valor está a mulher excessivamente egocentrada que acredita ter direito a tudo. Ela não se sente grata pelo tempo, pelos talentos e pelos tesouros que seu homem lhe dedica. Ela acha que o empenho dele não é nada além de algo que ele DEVERIA fazer, e por isso não se sente na obrigação de oferecer coisa alguma em troca. Viver levando vantagem sobre os outros desse jeito não é apenas deselegante e indefensável: é impeditivo, e levará ao término antes que você perceba.
  1. ELA NÃO COMPARTILHA SEUS DONS FEMININOS. O dom do sexo masculino está na habilidade em ser protetor e provedor. Um Homem tem grande orgulho dessas duas coisas e, não raramente, colocará seus interesses e até mesmo sua integridade física em risco para assegurar que ambas foram executadas com excelência. Tanto é assim que homens que perderam seu propósito ou habilidade em atuar como provedores geralmente enfrentam graves problemas de depressão, ansiedade ou morrem prematuramente devido doenças cardiovasculares. Ser protetor e provedor é a missão capital na existência de um Homem, e ele a encara como uma questão de vida ou morte. Mas então qual seria o dom do sexo feminino? A essência da feminilidade está no desejo inato de nutrir, cuidar e zelar pelo seu homem. Tem a ver com reciprocidade. Se você não age assim, mas está mais interessada em receber que doar, saiba que relacionamentos saudáveis não podem ser construídos sobre esse tipo de base. Você tem que definir com clareza absoluta exatamente quais as fichas que está colocando sobre a mesa PARA ELE, e compreender a forma dele expressar amor para então julgar se ele valoriza de fato o que você está ofertando.
  1. ELA PRODUZ DRAMA EM VEZ DE LEMBRANÇAS. Homens são criaturas relativamente simples que navegam por esse mundo utilizando lógica e razão. Eles adoram provar seu valor resolvendo problemas e tornando as coisas mais fáceis, mas tendem a relaxar e curtir fazendo absolutamente nada quando não estão trabalhando. Acima de tudo, homens odeiam gastar seu ímpeto em empreitadas onde não podem vislumbrar um avanço ou uma melhoria. E é por isso que a energia masculina rapidamente se esgota quando a feminilidade se manifesta com seus dramas tipicamente improdutivos. Se você gosta do tipo de atenção que ele lhe dá quando você faz as suas cenas, fique atenta: esse será um ganho de curtíssima duração. Qualquer hora dessas, você se surpreenderá abrindo as cortinas para o espetáculo e verá que ele não está mais na plateia.
  1. ELA NÃO CRIA CONFIANÇA. Ou quando cria, a quebra. Se você espera que um Homem considere um futuro ao seu lado, ele tem que acreditar que você irá respeitá-lo e resguardá-lo. Todo homem traz dentro de si a imagem de um menino que ambiciona crescer e ser um herói. Um Homem que se sente conectado a você irá fazer das tripas coração para ser o seu herói. Na verdade, ele será capaz de dar a própria vida para tanto. O comprometimento de um Homem atinge essas profundezas, acredite. Em troca, ele deve sentir-se confortável para confiar que você também tem os interesses e necessidades dele em mente.
  1. ELA TENTA AMARRÁ-LO CEDO DEMAIS. Este é um dos maiores grandes erros recorrentes que as mulheres cometem e então cometem de novo e de novo. A capacidade de decisão masculina é como um grande navio: ela não faz curvas abruptas, mas, quando se curva, ela o faz solidamente, atropelando tudo. A programação intrínseca de um Homem o conduz para o conceito de “liberdade acima de tudo”. Esse impulso primitivo está no DNA dele. Mas isso não significa que um homem não seja capaz de assumir compromissos ou se sinta sempre insatisfeito com a monogamia: a energia masculina irá voluntariamente abrir mão de tudo, até mesmo da liberdade, desde que seja convencida que a troca vale à pena. Permita que o homem persiga você e nunca tente retirar dele a liberdade – esta não pode ser conquistada POR uma mulher, mas poderá eventualmente ser ofertada PARA ela.
  1. ELA NÃO INSPIRA SEU HOMEM O SUFICIENTE PARA QUE ELE VEJA UM FUTURO AO SEU LADO. Aqui está a verdade: o mundo dos encontros e desencontros é um ecossistema de alta competição. Qualquer homem e qualquer mulher deseja encontrar alguém que o(a) faça pensar que finalmente pegou a melhor parte do bolo. O ideal é que o casal tenha um profundo senso de apreciação e gratidão um pelo outro. Ambos devem se sentir afortunados por terem atraído alguém capaz de provocar um transbordamento, expandindo os limites de seu ser para conceitos e visões de mundo que você jamais considerou antes. E esse tipo de vínculo não é tão raro quanto parece – basta que você crie seus filtros para atrair esse tipo de pessoa. Se você não percebe essa chama nos olhos do Homem ao seu lado, recomendo que se esforce mais, estude mais, evolua mais – ou troque de homem.

Nessa contagem dos 10 mais, ficou faltando espaço para um item, bastante prevalente até. Mas ele não consta na lista porque é uma abstração que leva mais a uma crença ou atitude que a um equívoco: é a ideia de que a mulher está em busca de um homem para completá-la. Completar uma pessoa nunca foi trabalho de outra pessoa, além dela mesma.

Se a mulher tem feridas, cicatrizes, traumas, dilemas e bagagens mal resolvidas, é trabalho DELA – e de ninguém mais – resolver esses assuntos. E é óbvio que a recíproca é verdadeira: um relacionamento não é composto de duas metades, mas de dois inteiros. Tanto o homem quanto a mulher devem deliberar e solucionar seus conflitos internos, tornando-se a cada dia a melhor versão possível de si mesmos. Apenas assim um vínculo verdadeiro poderá ser formado e degustado por ambos.

 

____

Quer saber mais sobre o assunto? leia “AMOR, AMIZADE, SEXO & FELICIDADE”.

Adquira seu exemplar autografado com frete grátis para tudo Brasil através do Whats abaixo ou clicando aqui

 

Deixe uma resposta