10 DICAS PARA QUEM TRABALHA EM CASA

0
684

A chegada da Era Digital permitiu que cada vez mais pessoas trabalhassem remotamente ou começassem um empreendimento do conforto de seus lares. Trabalhar em casa tem várias vantagens: não é preciso nenhum uniforme ou roupa específica, os horários são flexíveis e você tem autonomia. Mas fazer algo assim traz embutido alguns desafios bem particulares.

Seja você um empreendedor iniciando um império online direto da escrivaninha no seu quarto, ou apenas um contratado de alguma empresa de telemarketing, existem algumas técnicas bem práticas para aumentar sua produtividade:

1 – ELABORE UMA AGENDA. Este é primeiro passo mais importante. Os horários podem ser negociados, mas eles devem ser obedecidos. Sem essa disciplina, nada será feito.

2 – SEJA FLEXÍVEL. Só porque elaborou uma agenda, não significa que você deva trabalhar das 8 às 18h, deixar de malhar e de sair com seus amigos. Customize seu empenho ajustando-o à sua disponibilidade de tempo. Afinal, essa é a grande vantagem de trabalhar em casa.

3 – FAÇA SUAS COISAS ANTES OU DEPOIS DO TRABALHO. Uma vez que é você mesmo quem determina as horas a serem trabalhadas, é tentador ficar resolvendo assuntos pessoais durante o “expediente”. Ir ao dentista ou ao supermercado nos horários de menor movimento é legal, mas essas saídas podem quebrar seu ritmo. A todo momento, você irá conferir o relógio para ver se está na hora de sair e o trabalho não irá andar. Na volta, levará tempo até entrar novamente no clima do que estava fazendo. Cuidado com essas armadilhas.

4 – DETERMINE UM HORÁRIO PARA PARAR. Um dos perigos potenciais de trabalhar em casa é não ter um horário certo para interromper a atividade, estendendo-a pela madrugada, nos horários de almoço, finais de semana, etc. Procure compartimentalizar sua agenda e as metas de produtividade. Estabelecer um horário para terminar é tão importante quanto começar.

5 – VISTA-SE. O que você veste afeta o modo como sua mente se comporta. Se você colocar uma roupa séria ou pelo menos uma calça jeans, tênis e blusa, isso enviará uma mensagem ao cérebro: “tá na hora do trampo!”. É óbvio que você deve vestir-se de acordo quando for receber alguém em casa ou sair para uma reunião relacionada ao seu negócio.

6 – ORGANIZE SEU ESCRITÓRIO DOMICILIAR. Um ambiente tumultuado e desorganizado não é produtivo. Crie um espaço específico para sua atividade e coloque por perto todos os itens que irá precisar. Não fique andando pela casa para pegar livros, tesouras, documentos, carregador de celular, folhas e similares.

7 – AJUSTE SEU COMPUTADOR PARA NÃO FICAR PERDENDO TEMPO NA INTERNET. Navegar pela Internet é uma excelente maneira de fazer o seu tempo sangrar lentamente até a morte inevitável por hemorragia. Se você estivesse em um escritório, existiria o risco de ser flagrado por um supervisor enquanto fuça seu email pessoal, Facebook, Instagram, Badoo, Tinder, etc. Em casa, ninguém irá perturbar você, então a tentação cresce. Um boa maneira de evitar isso é baixar os documentos que você precisa e então colocar o computador e o celular em modo offline. Além disso, crie uma conta de email específica para o seu negócio e consulte apenas ela nos seus horários de trabalho.

8 – DOMINE A NUVEM. Dropbox, Evernote, até mesmo sua caixa de email, podem ser uma mão na roda para salvar o trabalho feito, facilitando trabalhar de modo remoto em praticamente qualquer lugar. Lembre-se: pendrives e HDs externos podem quebrar.

9 – MUDE DE AMBIENTE DE VEZ EM QUANDO. Que tal ir a uma cafeteria, lanchonete ou quiosque na beira da praia e trabalhar de lá utilizando seu celular ou notebook? Algumas vezes, uma mudança simples de ambiente pode dar um impulso extra na sua imaginação e produtividade.

10 – TENHA UMA VIDA SOCIAL. Provavelmente, essa é a parte menos legal de trabalhar em casa: você não terá colegas de serviço. O isolamento é o grande ônus de atividades assim. Um papo furado na hora do cafezinho produz um alívio momentâneo bem vindo quando as tarefas apertam, mas em casa… é só você e o computador. Felizmente, isso pode ser resolvido: basta você ser mais proativo com relação à sua vida social. Entre para uma academia, time de futebol, clube, agremiação, o que for. Apenas descubra o que você gosta de fazer e procure envolver mais pessoas nisso. Você optou por trabalhar em casa, não por virar uma ilha.

Deixe uma resposta