30 LIÇÕES QUE VOCÊ DEVERIA SABER AOS 30 ANOS

0
821

Jean Paul Sartre defendia que os 30 anos são a “Idade da Razão”. Ainda que ele desconhecesse os avanços de neuroanatomia do Século XXI, sua afirmação não poderia ser mais correta do ponto de vista fisiológico.

Seres humanos são animais estranhos: nosso corpo amadurece cerca de 10 a 15 anos antes do cérebro. A maturidade sexual chega com a adolescência, mas a maturação completa do seu órgão do pensamento só ocorre por volta dos 25 anos.

Por isso, é até desculpável não saber algumas lições importantes aos 20 anos, mas certamente você ter o domínio absoluto das seguintes verdades na terceira década da sua vida:

  1. AS MUDANÇAS NÃO ACONTECEM POR ACASO, MAS DE PROPÓSITO. Você não irá acordar com um corpo malhado ou com uma carreira bem sucedida da noite para o dia. Seu sucesso depende de planejamento, disciplina e consistência.
  1. SEU TRABALHO NÃO É SUA MISSÃO. Poucas pessoas têm a sorte de dedicar suas horas de trabalho investindo em algo que amam e que deixarão como legado para o mundo. Para a maioria das pessoas, o trabalho é um meio, não uma finalidade. Se você quer levar uma vida exuberante e plena, encontre uma missão para sua vida fora do ambiente do escritório.
  1. MENOS FREQUENTEMENTE É MAIS. Minimize, simplifique. Menos dívidas significa mais liberdade. Menos distração significa mais foco. Menos preocupações significa mais tempo, e…
  1. TEMPO É VIDA. Você pode não ser dono do tempo, mas você é dono da sua agenda. Use seu tempo com responsabilidade.
  1. STATUS NÃO É FELICIDADE. Dinheiro e posses podem lhe trazer viagens e conforto, mas não felicidade. Ser mais foda que o cara ao seu lado lhe trará uma satisfação fugaz – e só. O verdadeiro aprendizado não depende do seu nível sócio-econômico.
  1. ALGUNS VENCEM POR TALENTO, OUTROS VENCEM POR ESFORÇO. Infelizmente, o talento só costuma ser reconhecido quando alguém chega ao topo da montanha. Mas você não chegará ao topo da montanha sem esforço. Se for para apostar em um dos dois, aposte no esforço. Sempre.
  1. NÃO PERCA SEU TEMPO TENTANDO SER PERFEITO NAQUILO QUE VOCÊ NÃO É BOM. Ser um perfeccionista é um desperdício de empenho. Aprimore-se naquilo que você gosta e torne-se excelente nisso, mas não deixe que a busca pela perfeição trave seu caminho.
  1. CUIDE DO SEU CORPO. O tempo passa e você não está exatamente ficando mais novo. Seu corpo precisa de manutenção e cuidados.
  1. CUIDE DAS SUAS EMOÇÕES. Para continuar sendo uma pessoa vibrante, você deve alimentar seu coração com os nutrientes certos. Amadureça, selecione suas amizades e controle seu temperamento.
  1. CUIDE DAS SUAS IDEIAS. Você não começa o dia colocando uma roupa qualquer. Por que não fazer o mesmo com suas ideias? Vista cada com intenção, curiosidade e deslumbramento.
  1. NÃO FIQUE SURDO. Mantenha seus ouvidos conectados às suas emoções e à razão.
  1. NÃO DEFINA SUCESSO USANDO AS RÉGUAS ERRADAS. Dinheiro, carros, casas, apartamentos, mulheres, lanchas, motos, músculos, títulos acadêmicos… você acha mesmo que essas coisas podem aferir o seu sucesso como Homem?
  1. VOCÊ É – E NÃO É – O SENTIDO DA VIDA. O propósito da vida não se resume a diversão, prosperidade financeira e uma busca infantil pela felicidade. O sentido da vida pode ser encontrado no Aprendizado. Seja hoje uma pessoa melhor que aquela que você foi ontem.
  1. SEU CARÁTER DEVE SER MAIS FORTE QUE SUAS VONTADES. Não troque o que você deseja para sua vida por aquilo que você quer apenas no momento
  1. SEU DESTINO ESTÁ NA SUA MENTE. Plante uma ideia e colha uma ação. Plante uma ação e colha um hábito. Plante um hábito e colha caráter. Plante caráter e você definirá seu Destino.
  1. O MEDO NÃO PODE SER SEU COMANDANTE. O medo não pode ser a única coisa que lhe motiva. O medo limita, ele é a emoção mais primitiva implantada no seu cérebro. Servir-lhe significa levar uma vida de subserviência a um réptil. Você não é um réptil. Você é um Homem.
  1. ERROS OFERECEM GRANDES APRENDIZADOS. Não receie errar. Só erra quem tenta. Contudo, ainda que errar seja humano, tente não ser mais humano que os outros: aprenda com seus erros, respire fundo e siga em frente preparado para cometer erros novos.
  1. NÃO É PRECISO QUE AS PESSOAS GOSTEM DE VOCÊ. Até certo ponto, o que as pessoas pensam importa, sim. Prestar atenção em como os outros reagem à sua presença é uma ferramenta certeira para desenvolver influência. Dito isso, entenda: as pessoas não são obrigadas a gostar de você. Um homem de opinião eventualmente desenvolve desafetos, isso é inevitável. Se você não tem desafetos, então provavelmente precisa aprender a ter opiniões.
  1. OS IDIOTAS RARAMENTE SABEM QUE O SÃO. Não perca seu tempo tentando mostrar isso a eles. E argumentar para confrontá-los com a própria idiotice não diferencia você, apenas lhe torna outro representante do mesmo bando.
  1. VOCÊ NÃO PRECISA GANHAR DISCUSSÕES. Os equívocos dos outros pertencem aos outros. A menos que seja algo imperativo, um assunto capaz de afetar outras pessoas ou você diretamente, não invista suas emoções em batalhas dialéticas. Certamente existe alguma outra coisa mais importante necessitando sua atenção.
  1. NINGUÉM IRÁ INVESTIR EM VOCÊ ALÉM DE VOCÊ MESMO. É sempre ótimo receber uma força quando estamos por baixo, mas o ônus da mudança e do progresso pertence exclusivamente a você.
  1. HOMENS SÁBIOS PENSAM SOBRE A MORTE. Compreender a transitoriedade aumenta o valor de cada segundo. A vida é um vapor d´água.
  1. DORMIR É ESSENCIAL. Glicose, oxigênio e sono. Em termos biológicos, é disso apenas que seu cérebro precisa para manter-se funcionando de modo saudável.
  1. RANCOR É PERDA DE TEMPO. Seja rápido em perdoar – mas não em esquecer.
  1. INVISTA NOS SEUS FILHOS. Não ignore sua prole. Pague agora ou pague mais tarde. Mas você irá pagar de qualquer forma.
  1. ESPERAR CHEGAR NO NÍVEL DO ESGOTAMENTO NÃO TEM SENTIDO. Reconheça e respeite seus limites.
  1. RELACIONAMENTOS SÃO COISA SÉRIA. Quando você está nos 20 anos, tudo são aventuras e experiências. Aos 30, você deve ter compreendido que também existem responsabilidades e consequências. Aceite o amadurecimento.
  1. APRENDER A DIZER “NÃO” É MANDATÓRIO. Isso significa que você elaborou valores sólidos, desenvolveu padrões éticos e definiu metas concretas.
  1. DIZER “SIM” MAIS VEZES TORNA A VIDA MAIS LEVE. Diga “sim” quando for para ajudar alguém, passar mais tempo com sua família ou amigos, adquirir experiências relevantes ou simplesmente sair da sua zona de conforto.
  1. A VIDA PODE NÃO VIR EMBRULHADA, MAS AINDA ASSIM ELA É UM PRESENTE. Não perca a oportunidade: aproveite!

 

Deixe uma resposta