BEM VINDO À SUA VIDA COMPANHIA LIMITADA!

0
488

 

Dê um passo para trás e tente imaginar sua vida como uma empresa. Sim, uma empresa. Sua vida inteira é exatamente isso: uma enorme, gigantesca, monumental empresa com mais de 30 trilhões de funcionários-células.

Um belo dia, décadas atrás, dois investidores, Sr. Espermatozoide Fortunato Pinto e Sra. Óvulo do Nascimento, decidiram reunir bilhões de colaboradores para formar uma sociedade liberal, humanista e mercantilista chamada “Sua Vida”.  Esta sociedade não é anônima: ela é limitada tanto pelo espaço (sua vida não pode estar em toda parte) quanto pelo tempo (sua vida não irá durar para sempre).

Sua Vida Companhia Ltda é um empreendimento multidisciplinar fantástico! Entretanto, para que ela tenha algum sucesso nesse mercado que chamamos de Mundo, você deve se transformar em um CEO eficiente e perspicaz. Por isso, resolvi facilitar as coisas e preparei um roteiro de 4 passos para o seu planejamento:

  1. DEFINA SUA MISSÃO, VISÃO E VALORES. Definir a Missão, a Visão e os Valores da sua “organização” é o que lhe dá um norte a ser seguido.

A Missão é a declaração sobre QUEM você é, seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pelo qual você foi criado. Sua missão define sua identidade e não costuma mudar ao longo do tempo.

A Visão representa onde você deseja chegar. Ela está intimamente relacionada à Missão, mas, diferente desta, tem um tempo pré-determinado de vida. A Visão pode mudar de acordo com o momento em que você se encontra. Você pode optar por ser “competitivo” ou “juntar dinheiro” e então dar uma guinada e ir para “cuidar da família” ou “desenvolver sabedoria”. Não importa a sequência. Mas é importante que você tenha uma visão o mais clara possível do seu futuro.

Os Valores são os princípios que lhe guiam. São um conjunto de critérios sobre os quais você irá basear seus comportamentos, atitudes e decisões. Quais seriam seus valores? Força, Coragem, Honra, Respeito, Confiança, Disciplina, Comprometimento, Responsabilidade…?

Se você já conhece sua Missão, Visão e Valores, ótimo! Revise e ajuste caso necessário. Mas se ainda não pensou sobre isto e não documentou devidamente, dedique um tempo para definir e coloque tudo no papel.

  1. DEFINA SEUS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS. Os Objetivos Estratégicos são os degraus da sua escada. Eles mostram a maneira como seus Valores irão levar você para mais perto da sua Visão. Por exemplo:

– Para comprar uma casa ou iniciar seu próprio negócio, você deverá fazer uma poupança. Tenha comprometimento!

– Para aumentar sua renda, você deverá fazer uma faculdade ou uma pós-graduação. Tenha confiança em si!

– Para ter um corpo saudável você topou melhorar sua alimentação e fazer exercícios regularmente. Tenha disciplina!

  1. DEFINA SEUS OBJETIVOS TÁTICOS. Estes são os sapatos, cordas, escadas e bengalas que ajudarão você a subir os degraus da sua estratégia. Os Objetivos Táticos garantem que os Objetivos Estratégicos possam ser traduzidos em METAS:

– Quanto você deverá poupar para comprar a casa ou iniciar seu próprio negócio em 3 ou 5 anos?

– Quantas horas por dia você irá dedicar aos seus estudos?

– Quantas vezes por semana você irá malhar? E quantas calorias irá ingerir por dia?

  1. DEFINA SEU ORÇAMENTO. Você tem as estratégias e as metas, agora é hora de definir todos os NÚMEROS do seu planejamento:

– Quantos por cento de seu orçamento você irá comprometer com sua poupança durante 3 ou 5 anos? E quantos por cento de seus gastos atuais podem ser reduzidos imediatamente?

– Qual será a nota mínima que você irá aceitar em suas provas e testes?

– Quantas horas pretende malhar na semana? Quantos quilos irá perder por mês? Em quanto tempo estará correndo 10K em 1h?

Pode parecer ridículo, mas ter um plano por escrito e bem guardado em um local de fácil acesso facilita incrivelmente uma visão do TODO. Cada passo seu ganha sentido, e a angústia de estar caminhando a esmo para lugar algum desaparece – mesmo se o seu plano for exatamente este, caminhar a esmo. Até para vagabundear é preciso algum planejamento.

Elaborar um plano para Sua Vida Companhia Ltda facilitará a avaliação dos recursos disponíveis, otimizará sua capacidade de organização e a identificação dos seus pontos fortes e fracos, e estabelecerá uma definição dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Seja o CEO de Sua Vida Companhia Ltda! Afinal, este cargo é seu por direito de nascença. Contudo, se você optar por não assumir a chefia da empresa, pode estar certo que alguém irá assumir este cargo por você. Não reclame. Aja.

Tá fazendo o quê ainda aí, lendo? Vai lá pegar papel e caneta e mãos à obra!

Deixe uma resposta