5 PERGUNTAS PARA RECALIBRAR SUA BÚSSOLA

0
645

Há não muitos anos, me sentia sufocado, nada satisfeito com meu trabalho, preso em uma sequência de dívidas, vivendo um relacionamento escravizante de expectativas frustradas sem fim e soterrado na noção de que nada nunca iria mudar.

Poderia ser alguma crise de meia idade ou poderia ser outra coisa. Independente da causa, algo precisava ser feito. Algo DEVIA ser feito. Então resolvi erguer a cabeça e tomar uma atitude – a estrada da vida ainda prometia algumas décadas a frente, por que desperdiçá-las continuando no mesmo caminho, certo?

Sacudi a poeira e decidi revirar tudo, rever tudo, mudar tudo. Apesar de não ter a menor ideia de como iria fazer isso, sabia que era essa a missão que se apresentava com extrema urgência. Sentia a rotina esvaziando meu espírito e que não havia mais tempo a perder.

É aterrador perceber que dedicamos anos vivendo um plano que a sociedade traçou para você. “Tenha um emprego e trabalhe duro!“, eles dizem. “Siga sua ambição, abra mão de tudo e suba sem parar até o topo!“. Mas até que ponto esses conselhos refletem os reais valores da vida? Muitas vezes, fazer a coisa certa do ponto de vista da sociedade simplesmente extingue toda a alegria de estar vivo.

Ao mesmo tempo em que dá um soco no seu estômago, livrar-se dos planos dos outros é um sopro intenso de liberdade. Você já ouviu isso antes, é como se fosse um martelo batendo incessantemente na sua cabeça, falando alto e claro: “Descubra quem você é de verdade e deixe o brilho dessa singularidade ser uma luz no mundo, pois ESTE é o único caminho para uma vida extraordinária“.

Quando dei o primeiro passo para reeditar minha vida, segui este mantra como se minha existência dependesse dele. E vou lhe contar: meus dias mudaram muito desde então. Se você deseja uma vida fantástica, é imperativo que você saiba QUEM você é, o QUE você quer e DO QUE você é capaz para atingir isso.

Apesar de parecer complexo a princípio, o processo de mudança pode ser fatiado em uma série de perguntas bem simples. Assim como aconteceu comigo, acredito que estas perguntas também irão mudar sua vida para sempre, revelando suas paixões únicas, suas forças, seus valores e suas motivações.

O autoconhecimento é a maior e mais valiosa capacidade que você poderá adquirir neste mundo. Se tiver disposição para agir com sinceridade e honra, acredito que as 5 perguntas a seguir poderão lhe auxiliar neste caminho:

1. O QUE VOCÊ DEFENDERIA SE NINGUÉM FOSSE JULGAR SEUS ATOS? 

Se você não tivesse medo do julgamento alheio, o que você faria? Quais seriam seus sonhos mais doidos? Saiba que eles, estes planos malucos, guardam aquilo que tem o valor mais profundo para você. Imagine uma vida sem limites, onde não houvesse fronteiras para sua vontade. O que você gostaria de ter e o que escolheria fazer? Qual seria seu estilo de vida ideal?

Respondendo com sinceridade, é possível enxergar QUEM VOCÊ É e que tipo de pessoa você desejaria ser.

2. O QUE FARIA UM 1 BILHÃO DE REAIS? 

Eu amo essa pergunta. Gosto de fazê-la repetidas vezes na minha cabeça quando estou dando uma corrida no calçadão ou dirigindo sem pressa numa estrada.

Ok, você viajaria e conheceria o mundo todo e compraria alguns carros, um barco enorme, uma ou duas casas, daria algum dinheiro para sua família, etc. Mas… o que você faria com o seu tempo?

Removendo as paredes da preocupação mundana com dinheiro, você descobre O QUÊ gostaria realmente de fazer com sua vida.

3. O QUE VOCÊ MAIS AMA?

Faça uma lista das coisas e das pessoas que você mais ama no mundo. Pense em qualquer atividade, lazer, trabalho ou amizades que lhe proporcionem entusiasmo e satisfação, que lhe dão uma sensação sólida de estar vivo. Tocar um instrumento, cantar, praticar um esporte, cozinhar, viajar, ler, escrever, assistir filmes, ensinar outras pessoas, aprender com outras pessoas… qualquer coisa.

Embutidas no seu amor por estas coisas e na resposta desta pergunta estão suas PAIXÕES mais verdadeiras pela vida.

 4. O QUE VOCÊ MAIS ADMIRA NO MUNDO?

Existe um ditado que diz: “Quando Pedro fala de José, sei mais sobre Pedro que sobre José”. Isso significa que a maldade e a beleza que identificamos no mundo residem também nos olhos de quem as vê.

O quê ou quem inspira você? Quais as qualidades que você admira nestas coisas e nestas pessoas? As VIRTUDES que você admira nos outros muito provavelmente estão aí, dentro de você. Explore-as!

5. QUAIS FORAM SUAS MAIORES CONQUISTAS ATÉ AQUI?

Vire a página do caderno e faça uma segunda lista, anotando os momentos em que você reconheceu sucesso e sentiu orgulho por suas ações. Identifique por quê foi bem sucedido – qual característica sua manifestou-se para permitir aquela conquista? Na sequência, anote outras atividades ou hobbies que lhe encantam e nas quais você gostaria de ter domínio.

Esta pergunta revela quais são suas FORÇAS – até aquelas mais ocultas que você nunca usou ou pensou ter. E quem tem uma força, sempre descobre um jeito.

Dedicar um tempo para viajar internamente e responder estas 5 perguntas pode mudar sua vida. Quando mais você souber QUEM você é, O QUE quer, quais são suas PAIXÕES, VIRTUDES E FORÇAS, mais motivação para seguir em frente você terá, e conseguirá extrair muito mais satisfação em cada passo que der.

Você pode fazer cursos, virar médico, advogado, engenheiro, empresário, um especialista em qualquer área, mas este conhecimento técnico só conduzirá seu destino até certo ponto e alguma coisa sempre parecerá estar faltando. Por outro lado, o trabalho de descobrir-se descortina uma vida com significados e plenitude. Penso que talvez tenha sido isso que Einstein queria dizer quando afirmou que “Informação não é Conhecimento”.

O conhecimento mais valioso que lhe aguarda está, como sempre esteve e sempre estará, dentro de você mesmo.

Deixe uma resposta