A FALÁCIA DA VIRTUDE DE SE DIZER ANTI-CAPITALISTA

0
191

Quem nunca ouviu algo como:

“Ah, o Capitalismo torna o rico cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. É por isso que nós devemos combater o capitalismo: ele reduz as pessoas à barbárie!”?

Será que isto é verdadeiro? O capitalismo realmente está associado à miséria ou conduz à barbárie?

Utilizando a base de dados da Heritage Foundation, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, podemos formar dois conjuntos distintos: os 20 Países MAIS Capitalistas do mundo e os 20 Países MENOS Capitalistas do mundo.

A lista dos 20 países MAIS Capitalistas é composta por Hong Kong, Singapura, Nova Zelândia, Suíça, Austrália, Irlanda, Estônia, Reino Unido, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Islândia, Dinamarca, Taiwan, Luxemburgo, Suécia, Geórgia, Países Baixos, Estados Unidos, Lituânia e Chile.

Estes países apresentam um PIB em Paridade de Poder de Compra de 48 mil dólares per capita, e vivem com um IDH médio de 0,905.

Agora observe os 20 países MENOS Capitalistas. Esse time é composto por Sudão, Chade, República Centro-Africana, Angola, Equador, Suriname, Timor-Leste, Togo, Turcomenistão, Moçambique, Djibuti, Argélia, Bolívia, Zimbábue, Guiné Equatorial, Eritreia, Congo, Cuba, Venezuela e Coreia do Norte.

O conjunto dos 20 Países Menos Capitalistas do mundo apresenta um PIB em Paridade de Poder de Compra de apenas 8 mil dólares per capita, e um IDH médio de 0,589.

Se o Capitalismo condena a maioria das pessoas a uma pobreza progressiva e à barbárie implacável, como pode a maior adesão ao Capitalismo resultar em um poder de compra quase SEIS vezes maior e uma qualidade de vida 53% melhor?

Quanto mais capitalista o país é, maior a renda das pessoas que lá trabalham. Nessa situação, como fica a questão da perpetuação da pobreza que ocorre no capitalismo?

Quanto mais capitalista o país é, maior a qualidade de vida das pessoas que moram nele. Como fica a questão da barbárie causada pelo capitalismo aí?

As pessoas se dizem anticapitalistas porque querem parecer na moda, ou parecer preocupadas com o bem estar de outras pessoas, com a segurança pública, com a educação e com a prosperidade dos países. Mas nada disso tem a ver com MENOS Capitalismo.

Só alguém muito esquizofrênico, desconectado da realidade ou absolutamente desonesto com as evidências disponíveis pode dizer que o Capitalismo causa pobreza e barbaridade.

Se você é um desses que acusam o capitalismo de ser desumano, eu acho melhor você voltar duas casas no tabuleiro e consultar os dados por si mesmo. Ou então peça a ajuda de alguém que sabe ler para fazer isso pra você.

Deixe uma resposta