A IMPORTÂNCIA DA AVENTURA

1
1740

Por que homens e meninos são tão atraídos por histórias de aventuras? É possível que a evolução tenha um dedo nisso.

O cérebro masculino foi montado e selecionado para aventura. Lá no útero da sua mãe, você foi bombardeado com uma série de substâncias – em especial hormônios anti-Mullerianos e testosterona – que programaram os delicados circuitos cerebrais do feto para funções como exploração e localização, habilidades essenciais para um grande primata mapear seu território.

A testosterona provavelmente continua a estimular o instinto exploratório nos homens na idade adulta: estudos mostraram que injeções de altas doses de testosterona em animais machos os levaram a expandir suas distâncias de exploração. Primatologistas também observaram que grupos de chimpanzés machos que se aventuram para muito longe de sua base tipicamente apresentam níveis de testosterona mais elevados que grupos que permanecem próximos aos arredores.

Biologistas evolucionários acreditam que o motivo pelo qual os machos da maioria das espécies – humanos incluídos – evoluíram para explorar e localizar decorreu da necessidade de patrulhar, proteger e expandir seu perímetro territorial, garantido o acesso a novas fontes de alimento e fêmeas. Ademais, uma vez que os machos são sexualmente dispensáveis, as espécies podem arcar com o custo de perder alguns poucos deles em viagens arriscadas rumo ao desconhecido.

Milhares de anos após nossos ancestrais caçadores-coletores terem deixado as planícies da África, o ímpeto exploratório persiste no DNA dos homens. Foram homens que singraram o globo na era das Grandes Navegações, alcançaram os polos e aterrissaram na Lua. Podem dizer que essas empreitadas foram decorrentes de interesses econômicos, políticos, culturais ou científicos, mas é impossível negar que talvez tudo tenha sido feito apenas como uma resposta ao chamado instintivo da aventura.

Além de nossa propensão nata para investigar, a aventura também traz embutida vários outros valores da masculinidade, tais como risco, competição, resiliência, coragem e dominância. A aventura oferece uma pista de testes para a consistência de um homem.

Infelizmente, no mundo atual, a aventura tornou-se um artigo escasso. Quase toda parte do planeta já foi explorada e os grandes destinos para aventura foram trilhados, cartografados, descritos e sinalizados, e muitos são até mesmo vendidos em pacotes turísticos cheios de amenidades.

A aventura é importante para um Homem. Está nos seus genes, você foi programado para isso. Talvez tenha que se empenhar um pouco mais para encontrá-la, mas saiba que ela está lhe esperando. Respire fundo, faça seus planos, arrume sua mochila e aventure-se!

 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta