TOMANDO CONTA DA SUA COMUNICAÇÃO

0
358

Vivemos na Era da Informação. Sua mente vem sendo treinada há anos para ser utilizada de modo criativo e produtivo. Nada de cavar túneis ou esconder-se em cavernas: hoje, mais do que nunca, a comunicação se tornou um item de sobrevivência e um meio de vida. Ainda assim, muitos caras entregam sua comunicação à sorte, ao “senso comum” ou a tradições antigas que não funcionam mais.

Felizmente, a Arte da Comunicação pode ser aprendida. O primeiro passo é verificar realmente se a SUA comunicação produz os resultados que você deseja. O simples fato de admitir que você talvez não esteja se comunicando direito já é um enorme primeiro passo.

Uma porção substancial dos desentendimentos pode estar no fato de você achar que está passando uma determinada mensagem quando, em contrapartida, o outro está fazendo uma interpretação completamente invertida da conversa.

Aprender a comunicar-se de modo efetivo é como aprender a utilizar um programa de computador: os comandos devem ser bem claros, cada tecla deve ser apertada com um objetivo específico. Nada de meias palavras, segundas intenções ou agendas secretas. Certifique-se de que o outro ouviu e compreendeu o problema. Ele/ela não precisa concordar com você, tampouco você deve tentar convencê-lo(a) de coisa alguma. O importante é apresentar sua mensagem de modo simples, limpo e não agressivo.

Dialogar demonstrando maturidade é uma aposta certa para produzir confiança inesgotável e respeito verdadeiro.

A partir de hoje, tome para si 100% da responsabilidade de sua comunicação. Seus laços se tornarão mais sólidos e os resultados, bem mais favoráveis.

Deixe uma resposta