COMO TORNAR-SE UM BOM COMUNICADOR?

0
967

Na língua portuguesa, COMUNICAR é um substantivo feminino que significa ação de noticiar uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

Um sinônimo interessante para Comunicação seria o termo Interlocução, compreendida como uma atitude comum entre as pessoas, envolvendo a transmissão de informações, sentimentos, desejos, impressões.

Os instrumentos utilizados no processo de comunicação são diversos e podem ser aprendidos de modo simples.

CONVERSA FÉRTIL

Observe a natureza: as plantas são seres “imóveis”, fixados em suas bases, e necessitam de interação com outros seres para reproduzir e perpetuar a espécie.

Uma flor, por exemplo, comunica-se através de suas cores atrativas, da textura confortável e do aroma agradável. Este conjunto de linguagens, associados à seiva que segregam, atraem os insetos, os responsáveis ativos pelo seu processo de comunicação. Através desse sistema exuberante de conversação, a flor alicia o inseto, que se alimenta dela enquanto suas pernas se impregnam de pólen. Quando pousa em outra flor, o inseto entrega a mensagem da flor anterior – o pólen -, e a fecundação ocorre.

A flor existe para e depende do inseto – e vice-versa. Ambos comunicam-se e interagem sem competição, em uma comunicação descomplicada dotada de um altíssimo grau de harmonia e efetividade. Se não houvesse insetos, não existiriam flores.

10 PONTOS PARA APRIMORAR SUA COMUNICABILIDADE

Seres humanos não são artrópodes voadores, tampouco vegetais enraizados ao solo, mas também possuem ferramentas de contato bastante elaboradas: dispomos da linguagem falada, da linguagem corporal e da linguagem escrita e, ainda assim – e por mais incrível que possa parecer – enfrentamos ENORMES dificuldades para nos comunicarmos verdadeiramente uns com os outros.

Essas barreiras para o diálogo estão relacionadas a dois aspectos fundamentais: o indivíduo e o meio social. Vários teóricos se propuseram a explicar as influências desses aspectos e uma discussão mais aprofundada sobre eles foge ao escopo deste texto, todavia isso não impede a reflexão e a apresentação de diretrizes para facilitar sua vida.

Para aprimorar sua capacidade de comunicação, leve sempre em consideração 10 pontos estratégicos:

  1. Como você gostaria de ser questionado sobre um determinado tema?
  2. Quais as melhores palavras para uma comunicação mais efetiva?
  3. Como sua linguagem pode diminuir sua distância do interlocutor?
  4. Como você responderia à sua própria questão?
  5. Os seus sentimentos estão interferindo no entendimento do interlocutor?
  6. Como suas bagagens e experiências sobre determinado evento estão interferindo no seu próprio entendimento?
  7. Quando aparece um sentimento negativo, como você age ou reage?
  8. Você está agindo com respeito, combinando autenticidade e gentileza na sua forma de comunicar?
  9. Como transmitir e receber uma mensagem de forma ainda mais empática?
  10. O que espera daquela comunicação?

A expressão de suas ideias e sentimentos exigirá de você uma boa dose de autoconhecimento. Ser capaz de conversar bem significa que você fez o dever de casa, explorou os sótãos e porões de sua mente, e está mantendo a cabeça aberta para novas ideias, sem expectativas ou pré-conceitos.

O encantamento da boa comunicação reside na capacidade de escutar o outro em sua totalidade, emitindo sua opinião apenas quando solicitada: fale de modo claro e objetivo, evitando excessos e frases agressivas. Entenda: as palavras são a força mais poderosa à disposição da humanidade. Você pode escolher utilizá-las de modo construtivo e encorajador ou de maneira destrutiva e desalentadora. Palavras tem a capacidade de machucar, humilhar e destruir, mas também curam, ajudam e constroem pontes extraordinárias.

Mantenha-se disponível para o aprendizado infinito que a capacidade de comunicação oferece – e use esses dividendos a seu favor.

Deixe uma resposta