PARA FUNCIONAR, RELAXE!

0
922

Um emérito professor de música tinha uma receita simples para seus alunos se saírem bem nos concertos e audições. Ele dizia:

– Existem apenas dois princípios básicos para tocar bem uma partitura: relaxamento e concentração. E é só isso. Só isso.

Vez ou outra, um aluno mais ansioso reclamava:

– Mas isso não tem coisa alguma a ver com música !

– Como não? – rebatia o mestre, com seu ar plácido e lúcido. – Tem tudo a ver com música. Se você quiser tocar mais rápido, precisa relaxar mais, permitindo que seus reflexos fiquem mais rápidos e afiados. Se quiser tocar mais alto, precisa relaxar ainda mais, para que o ar flua por seus pulmões e os músculos tenham mais oxigênio para a carga de esforço extra.

Pode parecer uma contradição a princípio: se você quer falar mais alto, soprar mais forte, fazer mais barulho, tocar fogo no palco, você não deveria ficar mais tenso e agitado?

É isso que a maioria das pessoas pensa e é assim que elas agem. Quando querem obter mais de alguma coisa, ficam mais tensas e agitadas, e tentam com mais força. Mas, assim na vida como na música, não é assim que funciona. A força exagerada arrebenta as cordas do violão, desafina o piano, a agitação termina saindo do compasso e o que era para ser melodia torna-se apenas um barulho.

Se as coisas parecem estar saindo dos trilhos, ficar tenso ou agitado irá apenas adicionar mais desequilíbrio à situação. Relaxar é o caminho mais óbvio para encontrar a solução, mas você acha mesmo que é isso que fazemos? A primeira reação é ficar nervoso, puto da vida e perder o controle – e então suas chances de acertar vão por água abaixo.

Se quiser resolver realmente um conflito, aprenda a relaxar. Qualquer negociação produz melhores resultados em um ambiente mais sereno.

 

Deixe uma resposta