QUEM DISSE ISSO?

0
83

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Se você já ouviu essa frase antes, provavelmente acha que ela foi dita por Einstein. Mas não foi.

Einstein é um dos cientistas mais citados da história. O website Wikiquote tem mais entradas de citações em seu nome que para Aristóteles, Galileu Galilei, Isaac Newton, Charles Darwin ou Stephen Hawking – e existem até mesmo mais citações creditadas à Einstein que para contemporâneos seus como Winston Churchill e George Bernard Shaw. Todavia, em uma extensa revisão da compilação dos artigos escritos por Einstein, o aforismo do início deste post aparece em lugar algum (1).

Até onde se sabe, uma variante aproximada da frase “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” apareceu pela primeira vez em um panfleto de 68 páginas da organização Narcóticos Anônimos, em 1981, que dizia: “Insanidade é repetir os mesmos erros e esperar resultados diferentes” (2).

Da maneira como a conhecemos, a frase apareceria de fato apenas no livro Sudden Death (Bantam Books, 1983), de Rita Mae Brown.

No Capítulo 4, mais precisamente na página 68, a personagem Jane Fulton diz exatamente isso: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Ou seja: letra por letra, este aforismo pertence à escritora norte-americana Rita Mae Brown, não a Einstein. Justiça seja feita.

_________
Referências:
(1) Alice Calaprice The Ultimate Quotable Einstein. Princeton University Press (2013)
(2) https://web.archive.org/web/20121202030403/http://www.amonymifoundation.org/uploads/NA_Approval_Form_Scan.pdf

Deixe uma resposta