QUANTO VALE O BRASIL?

0
2369

Em termos estritamente financeiros e minerais, exatamente quanto vale nosso país?

De acordo com dados compilados a partir de informações do Ministério de Minas e Energia do Brasil, do U.S. Geological Survey (USGS), do U.S. Energy Information Administration e do World Nuclear Association, nossos principais recursos minerais são os seguintes (em ordem alfabética):

1) BAUXITA: 2ª maior reserva e 2º maior produtor do mundo. Temos 10% da bauxita que existe no planeta e somos responsáveis por 12% da bauxita comercializada no mundo.

2) CHUMBO: 1ª maior reserva mundial (temos 27% do chumbo que existe no planeta). Curiosamente, exploramos mal este minério: somos o 11º maior produtor, respondendo por menos de 1% do chumbo comercializado no mundo.

3) DIAMANTE: 6ª maior reserva e 9º maior produtor do mundo. Temos 2% das reservas de diamante que existem no planeta, mas somos responsáveis por apenas 0,1% dos diamantes comercializados no mundo. Os primeiros diamantes foram achados no Brasil por volta de 1729. Em 1735, o Arraial do Tijuco (atualmente Diamantina) se tornou nosso maior centro produtor.

4) ESTANHO: 3ª maior reserva e 5º maior produtor do mundo. Temos 13% do estanho que existe no planeta e somos responsáveis por quase 3% do estanho comercializado no mundo.

5) FERRO: 5ª maior reserva e 2º maior produtor do mundo. Temos 7% do ferro que existe no planeta e somos responsáveis por 19% do ferro comercializada no mundo. O minério de ferro representa 93% das exportações do setor de mineração do país, sendo que 75% do nosso ferro é exportado para Japão, Alemanha, China e Coreia do Sul. Cerca de 60% de toda a produção nacional de ferro sai do Quadrilátero Ferrífero, uma região localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais.

6) MANGANÊS: 2ª maior reserva e 1º maior produtor do mundo. Temos 10% do manganês que existe no planeta e somos responsáveis por quase 25% do manganês comercializado no mundo.

7) NIÓBIO: 1ª maior reserva e 1º maior produtor do mundo. Temos 96% do nióbio que existe no planeta e somos responsáveis por 96% do nióbio comercializado no mundo.

8) NÍQUEL: 7ª maior reserva e 7º maior produtor do mundo. Temos 6,7% do níquel que existe no planeta e somos responsáveis por 5% do níquel comercializado no mundo.

9) OURO: 10ª maior reserva e 14º maior produtor do mundo. Temos 2% do ouro que existe no planeta e somos responsáveis por 1,6% do ouro comercializado no mundo.

10) PRATA: temos a 9ª maior reserva conhecida, porém somos apenas o 36º maior produtor do mundo. Temos 2% das reservas de prata que existem no planeta, mas somos responsáveis por apenas 0,1% da prata comercializada no mundo.

11) URÂNIO: 6ª maior reserva e 14º maior produtor do mundo. Temos 8% do urânio que existe no planeta, mas somos responsáveis menos de 1% do urânio comercializado no mundo.

12) ZINCO: 10ª maior reserva e 13º maior produtor do mundo. Temos 1,4% do zinco que existe no planeta e somos responsáveis por 1,8% do zinco comercializado no mundo.

13) ZIRCÔNIO: 7ª maior reserva e 4º maior produtor do mundo. Temos 5% do zircônio que existe no planeta e somos responsáveis por 3% do zircônio comercializado no mundo.

14) Para completar, fique sabendo que somos responsáveis por quase a totalidade mundial de produção e extração de quartzo em estado natural.

Em 2019, a partir do que é conhecido (e desconsiderando-se tudo que ainda não sabemos sobre as riquezas que ainda se ocultam em nosso território…), éramos considerados o 6º país com o subsolo mais rico do planeta, com reservadas estimadas em nada menos que US$ 21,8 TRILHÕES.

Deixe uma resposta