ASAS DE FRANGO CONTAMINADAS POR COVID: 10 CONSIDERAÇÕES RELEVANTES

1
844

Em 2019, a China importou um total de 63,4 bilhões de dólares do Brasil. Eles foram responsáveis pela compra de 28% de todas as nossas exportações.

Em 2019, a exportação de Carne de frango rendeu ao Brasil 6,33 bilhões de dólares, o que equivale a 2,8% do valor total de nossas exportações. Em conjunto, China, Arábia Saudita, Japão, Estados Árabes Unidos e Hong Kong compram 60% da carne de frango que exportamos.

Uma asa de frango congelada não voa sozinha até a China. Entre a produção, o processamento, a embalagem, o transporte, a chegada e a distribuição na ponta final do consumidor, este produto passa por várias etapas

Quando “autoridades chinesas” afirmam que “asas de frango congeladas enviadas pelo Brasil testaram positivo para covid19 na China”, 10 fatores devem ser levados em consideração:

1) Qual tipo de teste foi realizado para afirmar que as peças estavam positivas para covid19? Testes para antígenos e testes sorológicos não são confiáveis em um cenário de vigilância sanitária como esse, então prefiro pensar que as autoridades chinesas utilizaram testes de RT-PCR – considerados o padrão-ouro para detecção de covid19.

2) Mesmo sendo “os melhores testes disponíveis no momento”, testes de RT-PCR não são milagrosos. Eles possuem falhas. Até 30% dos RT-PCR negativos são considerados falso-negativos. E resultados falso-positivos também podem ocorrer.

3) Um fator importante com relação aos testes RT-PCR é sua especificidade analítica – a capacidade do teste em detectar um alvo específico, p.ex., um vírus. A especificidade analítica pode ser afetada por dois fatores: reatividade cruzada e interferência. A reatividade cruzada ocorre quando o teste detecta organismos que são geneticamente parecidos ou que “imitam” o vírus analisado, produzindo resultados falso-positivos.

4) A interferência está relacionada a métodos inadequados na coleta de amostras, à práticas laboratoriais ruins, ao uso de kits de RT-PCR de baixa qualidade e à possibilidade de contaminação das amostras submetidas à análise. Quanto maior o risco de interferência, maiores as chances de resultados falso-positivos.

5) Outro fator importante da validade de testes RT-PCR positivos está relacionado à amostragem. Em testes realizados por amostragem (quando você seleciona 1 espécime de um conjunto para determinar a qualidade do conjunto como um todo), a ocorrência de um teste negativo em 1 espécime é interpretada como se todo o conjunto fosse negativo para aquele testes. Porém, a ocorrência de um teste positivo em 1 espécime suscita a necessidade de retestar individualmente todos os espécimes do conjunto – justamente para eliminar a possibilidade de resultados falso-positivos decorrentes de falhas técnicas, reatividade cruzada e interferência.

6) Por isso, quanto autoridades chinesas dizem ter encontrado “covid-19 em asas de frango congeladas vindas do Brasil”, é de extrema importância detalhar exatamente como este “diagnóstico” foi feito.

7) Sem questionar a veracidade da manchete em si ou a honestidade da afirmação das autoridades chinesas, dependendo de como a notícia é publicada, corremos o risco de deduzir equivocadamente que eliminou-se QUALQUER possibilidade de a amostra ter sido contaminada na China ou em alguma etapa do transporte até lá, e concluímos que a amostra foi contaminada no Brasil ANTES de ser enviada para a China.

8) Isso é gravíssimo, pois coloca não apenas as autoridades sanitárias brasileiras contra a parede como também ameaça todo o mercado exportador nacional em um efeito dominó.

9) Os jornais que publicaram esta manchete devem ser responsabilizados caso não tenham checado adequadamente suas fontes e também caso não tenham exposto com clareza todas as considerações técnicas acima.

10) Jogadas comerciais para desvalorizar um produto e comprá-lo por um preço menor são práticas milenares na civilização humana desde o advento do primeiro escambo. Mas atualmente, em um mundo tão competitivo e polarizado por tensões geopolíticas, colaborar com agendas noticiosas “voluntariamente equivocadas” ou “involuntariamente incompletas” que colocam em risco o potencial de geração de prosperidade de um país é no mínimo um atentado contra a soberania e a segurança nacional.

1 COMENTÁRIO

  1. É tudo manobra pra comprar mais barato nossas commodities e afagar as costas dos americanos!
    Chineses mentem, pois isso faz parte da ideologia marxista comunista ateísta.

Deixe uma resposta